26 de setembro de 2011

Tristeza - Insound Tour Support Series vol.1 [1999] e Dream Signals in Full Circles [2000]





Como eu ia dizendo, o sol da Califórnia pode fazer mais do que deixar a pele do Ken cor de laranja. De vez em quando saem de lá uns branquelos barbudosdesses sujeitos talentosos com bom gosto pra música, tipo o Jimmy LaValle. Yeap, o front man do Album Leaf (que já existia na época como projeto paralelo) tocava guitarra no Tristeza.


Conheci a banda no site da Insound, que já me ajudou muito nessa vida. Não só a mim, mas às bandas também, porque periodicamente lançava EP's promocionais, com faixas inéditas, para bancar turnês pra rapêize. E foi o Tristeza quem estreou a série, que dali em diante apoiou artistas como Bright Eyes, Ida, Camera Obscura, Versus e The Rapture.


Sobre o som, uma descrição fast-food poderia dizer assim: teclados atmosféricos sob loops hipnóticos, quebrados no meio, com dedilhados que te enganam. O povo por aí costuma dizer que é post-rock, basicamente por se tratar de uma banda instrumental, mas não vem ao caso cavocar muito na meta-coisa da parada: longwaves não são pré-requisitos pro rótulo. Ou seja, em nenhum momento os caras abrem tudo, pisando em três pedais de distorção ao mesmo tempo - aliás, não pisam em nenhum, as guitarras são sempre bem limpinhas.


Durante a digestão, eles não apelam ao recurso da long wave - a tensão é construída na base de arranjos que se resolvem no contra-tempo. E isso deles tocarem super bem também não implica em punhetaria, pelo contrário: quem estiver esperando por algo assim vai acabar achando o troço todo meio monótono. De qualquer forma, o Dream Signals in Full Circles foi gravado e mixado em 10 dias. Aí é covardia, né?


Insound Tour Support Series [vol. 1]
[Download]


Dream Signals in Full Circles
[Download]