22 de outubro de 2010

Akron/Family - Akron/Family [2005] + Love is Simple [2007]





Quem me apresentou o Akron/Family foram duas pessoas incríveis, o Jonathan Breger e a Jamie Menzel, seres que trombei durante uma mochilada em Montevidéu em 2006 e depois nunca mais vi, mas que deixaram várias boas lembranças. A Jamie era uma querida e tinha uma banda chamada World History. Já ele era o tipo de cara que mora num ônibus escolar com uma fogueira dentro, trabalha seis meses por ano numa fazenda de orgânicos e passa os outros seis hitchhiking por aí - bem a cara dele esse som, note-se. Na última vez em que nos comunicamos ele estava no Camboja, obviamente sem saber falar uma palavra de Khmer. 


Foi com essa cambada que aprendi a gostar do novo folk psicodélico, da New Weird America, de Animal Collective e de Riot Folk. Pasmem: eles não tomavam chá de cogumelo nem nada. Já os caras do Akron/Family... bom, só sei que eles eram alarmantemente barbudos, se refugiavam no mato, nadavam pelados no rio e adoravam um tal Ak-Ak. Estranho algo tão campestre se dar bem no Brooklyn. Culpa do Michael Gira.


Michael Gira é o fundador da Young God Records, selo de Nova Iorque especializado em figuras outsiders e off-hypes, que acabou lançando o primeiro álbum do Akron/Family, em 2005. Esse disco já nasceu clássico, convenhamos. Todos na banda tocam de tudo, rola uma sinergia absurda entre os músicos, uma coisa ritual, envolvente mesmo. O Gira se impressionou tanto com o talento desses ursos das montanhas que até os convidou a ser a banda de apoio do seu projeto Angels of Light, que acabou lançando um ótimo split com o A/F no mesmo ano.


O outro disco deste post foi lançado dois anos depois, em 2007. Mesmo sem aquela crueza singela e sincera do debut, Love is Simple pode ser considerado uma obra-prima. A loucuragem mezzo folk/mezzo prog, mezzo étnica/mezzo rocker continuou bem amarrada, numa viagem bem produzida e de arestas simetricamente aparadas  - o que incomodou alguns fãs mais xiitas, é verdade. Mas a pena mesmo é que logo após o lançamento desse puta álbum, e um pouco antes do início da turnê americana, um dos membros, Ryan Vanderhoof, saiu da banda para viver em um retiro budista Dharma. A célula foi quebrada, a coesão sonora-espiritual se diluiu e o último cd, Set'em Wild, Set'em Free, lançado em 2009, acabou ficando uma passação esquisita, sem Ak-Ak pra iluminar e guiar essas mentes tão férteis.


Akron/Family
[Download]


Love is Simple
[Download]

Nenhum comentário:

Postar um comentário